MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL

SAIA NA FRENTE E ACERTE NA ESTRÁTEGIA

Nosso diagnóstico pode ajudar você a conquistar mais credibilidade, aproximá-lo de potenciais eleitores e fortalecer a sua imagem diante de opositores. 

SOMOS A ARCA

Fundada pela publicitária Layra Passos, a Agência ARCA está há anos no mercado de marketing digital, trabalhando de formas B2B e B2C, campanhas eleitorais e marketing político profissional. 


Nosso grande objetivo é conectar você aos seus eleitores nos mais diversos cenários. As estratégias de Marketing Político são aplicadas a longo prazo, voltadas para a manutenção do mandato e com foco na construção da marca pessoal.

Pré- Campanha

Antes de montar uma campanha, será feito um estudo dos pontos fortes e fracos do candidato e seus concorrentes, através de uma análise SWOT. Esse estudo gera insights para sabermos as fraquezas e ameaças dos adversários, junto as forças e oportunidades do nosso candidato. Usaremos a nosso favor durante a campanha, nas redes sociais e em toda comunicação digital as informações obtidas.

É de suma importância saber para quem a mensagem será dirigida. Pensando nisso realizamos esse passo primordial, antes de começar qualquer ação ou estratégia.

Redes sociais

Deve ser uma das maiores prioridades durante a campanha eleitoral. É importante interagir e apresentar quem é o candidato e o que ele tem a oferecer, com o objetivo de fortalecer a reputação.

Na redes sociais o fator humano é essencial. Fazer com que o usuário sinta-se próximo do candidato é muito importante. Para isso, o perfil tem que envolver afeto e conexões emocionais através de interações. É necessário saber lidar com diferentes humores, pensamentos e sentimentos.

Os responsáveis por gerir as redes sociais, precisam demonstrar a imagem real de quem é o candidato.

Por isso, é bom ficar atento aos 5 pilares de redes sociais:

1 - Institucional

Tem que se falar sobre a sua chapa ou seu partido

2 - Vendas

Convença seus seguidores e as pessoas que vão visitar suas paginas online, a comprarem sua ideia.

3 - Referências

Vincule seu nome com os maiores canais de comunicação da sua cidade: Radio, Tv, Blogueiros locais...

4 - Dia a dia

Mostre sua vida real. Hoje em dia é difícil ser real na internet com tantas FAKES NEWS. Então, quanto mais humanizado for seus canais de comunicação, mais conversão terá

5 - Engajamento

Engaje seu público/seguidores em sua conta. Fazer enquetes online, por formulários ou alguns debates fortalecem seu nome e marca boa presença online.

Deixar o marketing digital de lado em uma estratégia eleitoral nos tempos de hoje, é pedir para perder a candidatura ou reeleição. A internet é um meio de comunicação global, onde as pessoas estão inseridas 100% na tecnologia. Os seus eleitores estão totalmente dentro das redes sociais, principalmente para se comunicarem com amigos e verem tendências do mercado e logico: as fofocas. A grande concentração de pessoas, é uma ótima oportunidade para atingir uma certa audiência. Portanto, isso possibilita atingir possíveis eleitores, além de aumentar a popularidade e confiança do candidato.

Não só de Facebook e Instagram vive o sucesso de uma eleição, existem outros meios além das redes sociais que possibilitam a conexão com o público.

Existem outros canais e estratégias que podem ser inclusos no marketing politico. Exemplos abaixo:

SEO

Ferramenta para que o candidato seja encontrado de modo qualitativo nos sistemas de busca.

A importância do posicionamento orgânico é utilizar da confiança que o próprio sistema já endossa. Uma pesquisa mostra que o índice de confiança é de 93% por posicionamento orgânico (SEO), e 14% para posicionamento pago (anúncios).

Quando uma pessoa buscar o nome do candidato e nos resultados de busca aparecerem notícias positivas sobre suas ações, será um importante passo para transformar o usuário em voto.

Mídia

Potencializa o alcance de campanhas, usando técnicas de anúncios. E é uma combinação perfeita para entregar nossos conteúdos para mais pessoas

Utilizamos a mídia para mostrar características do candidato, situações que foram benéficas para população, conquistas anteriores, evidências de um bom plano de governo e outros pontos positivos.

É possível fazer mídia no Google, sites, portais, aplicativos e redes sociai

Site

A estratégia de utilizar o site é centralizar o conteúdo. Trabalhando com campanhas orgânicas e aumentando a visibilidade quando alguém buscar por notícias das eleições em sua cidade. É possível também usar o canal como oficial para posicionamentos de defesa contra notícias negativas. Com base nas palavras-chave que as pessoas mais procuram, geraremos conteúdo positivo para a imagem do candidato.

Tráfego pago

É mais simples do que parece. Com o trafego vamos alcançar mais pessoas, assim atraindo ela para as redes sociais ou para o site do candidato. Logico que dentro de cada uma tem que existir um bom trabalho de comunicação para que faça o público se simpatizar com o candidato e quem sabe comprar sua ideia e virar um eleitor. 

Campanha

São três meses mais intensos da candidatura, pois são nesses meses que vamos intensificar o trabalho dos meses anteriores. Tudo que foi construído nos planejamentos da campanha, atinge o ápice 45 dias antes das eleições. Reforçamos o conteúdo e valor de mídia, além de aumentar o foco da equipe de comunicação. Vamos gerar engajamento e respostas para dúvidas dos usuários, para que eles se sintam confiantes no momento das eleições.

Especializada em marketing político profissional, a ARCA é sua melhor escolha e se você não tiver um time como a da nossa agência, dificilmente ganhará as eleições. 

Formado por profissionais com vasta experiência em todas as áreas da comunicação, o time ARCA atua como instrumento para que bons candidatos potencializem suas qualidades e ganhem mais visibilidade pública. Este trabalho integrado resulta em lideranças mais aptas a exercer um mandato e garante sucesso na construção de trajetórias políticas inspiradoras.

YES WE CAN

BARACK OBAMA – 2008

Em 2008, a eleição de Barack Obama foi um ótimo case de sucesso. Durante a campanha, ao invés de usar a frase “Vote em mim”, utilizou o “YES We can!” (Sim, nós podemos), para que os eleitores se sentissem mais próximo dele, como se eles fizessem parte dessa equipe.

 

Por isso, optar por um bom slogan é importante desde o princípio. Todo o investimento de mídia, defesa e posicionamento irá explorar esta mensagem.

NÓS PODEMOS

A nossa equipe de social media, criativos e BI’s, estabelece uma comunicação contínua e planejada com a base eleitoral do político/candidato. Utilizaremos os canais digitais todos conectados com um GRE – Gerenciamento do Relacionamento com o Eleitor, um sistema de conexão e automação de atividades que impede que as tarefas se acumulem, e que de uma forma bem planejada mantém o processo de relacionamento em constante movimentação. Com nosso painel de acompanhamento (DASHBOARD), os resultados das interações com os públicos podem ser acompanhados online. 

LAYRA PASSOS

Diretora de marketing

Publicitária graduado pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Especialista em Comunicação Política e Imagem e em Gestão Pública. Diretora da Agência de Comunicação e Marketing: Agência ARCA. Com mais de cinco anos de experiência na área de comunicação. 

Marketing Político e Eleitoral

O marketing eleitoral é reservado ao período da disputa pelo cargo público eletivo, e tem um objetivo claro: fazer com que o político vença as eleições.

 

Já o marketing político acontece depois que o candidato conquistou uma cadeira e começa a exercer o seu mandato. Nesse caso, temos estratégias de comunicação que podem visar a diferentes objetivos, como preparar o parlamentar para uma próxima eleição, ou fortalecer sua imagem junto à população para ter seu apoio em momentos cruciais. Assim, trata-se de um conjunto de ações a longo prazo.

Marketing eleitoral

> Ser eleito

> Período curto das eleições

> Conteúdo persuasivo

Marketing Político

> Construção de imagem

> Perdido do mandato

> Conteúdo informativo

NÓS PODEMOS FAZER MUITO POR VOCÊ.

A ARCA une criatividade com planejamento e análise de dados como pilar da sua atuação. É uma referência na entrega de excelentes resultados. Além disso, oferece orientação e suporte para o desenvolvimento de projetos para a melhoria da gestão pública.  

CONSULTORIA ESTRATÉGICA

> Diagnóstico e análise de presença digital

> Definição da imagem a ser apresentada ao público

> Elaboração de estratégia para períodos de pré-campanha e campanha eleitoral 

MARKETING DIGITAL

> Criação de sites e landing pages

> Criação de identidade visual

> Criação de material audiovisual

> Gestão de redes sociais

> Gestão estratégica de Whatsapp

> SAC – Serviço de Atendimento Cidadão 

Mídia

> Criação de campanhas de impulsionamento para anúncios em Fb e Instagram Ads, Google Ads e YouTube.

> AGIL (Ação Geolocalizada de Informação Logística)

CONSULTORIA POLÍTICA

> Parceria com especialistas que farão rodadas semanais de consultoria política estratégica.

AGENDA COMENTADA:

Análise dos fatos com direcionamentos de atuação. 

conecte-se com quem entende do assunto

Os cinco pilares da comunicação no madanto

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CAMPANHAS ELEITORAIS

Especialista em marketing político e eleitoral, a ARCA coleciona diversos cases vitoriosos e você pode ser o próximo.

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